top of page

Professor(a), que tal ensinar a Língua Portuguesa através de jogos pedagógicos?

  • ianaksantospe0
  • 3 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Escrever nem sempre é uma tarefa fácil, mas tudo se torna palpável e divertido quando experimentamos a reflexão e aprendizado da língua de modo dinâmico e criativo.


Estarei postando algumas atividades lúdicas que fizeram parte da minha pesquisa de mestrado que foram aplicadas com os alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública do interior pernambucano e que se tornou um recurso valioso na melhoria da escrita desses estudantes.


A seguir, segue como sugestão o jogo "Corrida das Vírgulas" criado em 2021 em durante a disciplina "Gramática, Variação e Ensino" no curso de pós-graduação PROFLETRAS (turma 7) na Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns.



ree

  1. FUNDAMENTO DO JOGO


A partir das dificuldades evidenciadas em sala de aula, em turmas de 6º ano da Rede Municipal de Ensino em Caruaru-PE, mediante avaliação diagnóstica inicial em maio de 2021, constatamos a necessidade de uma proposta didática lúdica que pudesse proporcionar a reflexão acerca do uso da vírgula. Desta forma, partimos da proposta de oficina da Dra. Eloisa Pilati (2017), que aborda o sinal de pontuação em três situações de uso mais recorrentes:


I - Para indicar a "ruptura" da ordem direta das orações (S-V-O, S-VL-PS): termos intervenientes (com mais de três palavras), termos topicalizados ou retirada do verbo, neste caso, daremos ênfase para o isolamento do vocativo;


II - Para separar termos explicativos (que podem apresentar várias naturezas sintáticas, podem ser orações adjetivas explicativas ou apostos);


III - Para separar termos que exercem a mesma função sintática: enumerações, orações coordenadas. (Pilati, 2017, p.138)


Entre os textos que serviram de base para a confecção do jogo estão os ditados populares, a campanha comemorativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e frases dos próprios alunos em situações cotidianas.  


Clique nos botões abaixo para ter acesso ao manual e aos textos que inspiraram e compuseram a nossa proposta didática.       





   

2. O OBJETIVO DO JOGO


Responder às cartas selecionadas com a marcação da vírgula na frase, indicando, quando necessário, também a alteração semântica do enunciado. Os jogadores deverão percorrer as doze casas da pista de corrida até a CHEGADA. Vence(m) o(s) jogador(es) que preencherem todas as cartas da forma correta, inclusive nas frases em que a vírgula sinalizar a mudança semântica. 


  • NÚMERO DE PARTICIPANTES: Até 06 jogadores, dispostos em duplas.




ree
JOGADAS EM DUPLA SENDO EFETUADAS

3. COMPOSIÇÃO E MATERIAIS UTILIZADOS


  • 1 dado.

  • Pista em feltro preto medindo: 1,44 x 48 cm.

  • Marcação da pista com 36 círculos em feltro, sendo 12 verdes, 12 laranjas e 12 azuis com 8,0 cm de diâmetro. 

  • 3 peões confeccionados com cones de linha vazios.

  • 32 cartas enumeradas impressas em papel couchê, adesivadas com papel contact transparente e coladas em EVA, contendo as situações de uso da vírgula.

  • Ficha de correção.



ree
MODELO CONFECCIONADO PARA A PISTA

Para ter acesso ao material na íntegra, clique no botão abaixo:




Espero que gostem do material e possam aplicá-lo e/ou adaptá-lo às suas necessidades de sala de aula.


Comentários


bottom of page